Logo Yakult 90 anos - Site
Reabilitação bucomaxilofacial

• Tecnologia

Prótese facial moldada com tecnologia 3D

Escrito por: Fernanda Ortiz

A proposta da técnica de anaplastologia é proporcionar bem-estar e qualidade de vida, resgatando a autoestima e a autoimagem. Essa tecnologia 3D direcionada ao tratamento de anomalias da cavidade oral, face e estruturas adjacentes é direcionada a indivíduos afetados por traumas, câncer ou doenças congênitas. Ao promover a reabilitação bucomaxilofacial, o procedimento permite maior conforto ao paciente no processo de moldagem e adaptação de próteses faciais.

A grande inovação da anaplastologia é a possibilidade de associar o que existe de mais moderno em tecnologia para confeccionar a prótese. Assim, utiliza imagens 3D de tomografias e escaneamento facial com outras tecnologias de última geração aperfeiçoadas. “Essa abordagem de reabilitação bucomaxilofacial oferece um altíssimo nível de detalhamento e acurácia, muito superior a processos convencionais”, observa o cirurgião de cabeça e pescoço Renato Capuzzo, do Hospital do Amor, em Barretos (interior de São Paulo).

A anaplastologia começa pela análise médica para entender sobre a disfunção a ser tratada, tirar fotografias, fazer medições e elaborar um plano de tratamento individual. Com o auxílio das tecnologias é realizado um escaneamento digital detalhado da área afetada que, aliado a moldes criados em cera ou silicone, permitem fazer um ajuste perfeito entre a peça protética e a áre r preenchida. Após esse processo, o paciente é submetido à colocação de implantes osteointegrados. “Esses implantes são como parafusos feitos com material biocompatível colocados nos ossos da face, que servirão de apoio para a sustentação da prótese”, detalha o médico.

O Hospital   Amor, em parceria com o ‘Instituto Mais Identidade’ – organização sem fins lucrativos –, é um dos poucos centros de excelência a oferecer gratuitamente o procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o cirurgião, essa abordagem é uma frente de tratamento importante para atender casos muito avançados de câncer de pele que já foram tratados em outros serviços ou que não conseguem receber atendimento em outras instituições devido à alta complexidade necessária para todo tratamento oncológico.

Resgate da autoestima

Mais do que maior conforto ao paciente no processo de moldagem e adaptação das próteses, a anaplastologia atua especialmente no resgate da autoestima e a autoimagem do paciente. “Além de devolver sua identidade visual, o procedimento permite que o paciente se sinta curado antes mesmo do final do processo de reabilitação bucomaxilofacial”, comenta a psicóloga Andréa Schenten, do Hospital   Amor. Em resumo, isso é possível porque as próteses e os métodos de retenção são criados de forma a permitir ao paciente voltar a ter uma vida normal.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Tecnologia