Com o avanço da tecnologia e das técnicas odontológicas, procedimentos estéticos dentais oferecem melhorias significativas tanto na plástica como na funcionalidade dos dentes. Lentes de contato, clareamento, piercings e uso de implante dental são os mais procurados nos consultórios odontológicos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a busca por essas intervenções aumentou mais de 300% na última década.
O cirurgião dentista Francis Tsurumaki, gerente de Saúde Bucal do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), pontua que a ascensão dos procedimentos estéticos dentais reflete uma transformação na percepção da saúde bucal, que deixou de ser apenas uma necessidade básica e passou a ser reconhecida como um pilar de autoestima e bem-estar.
Procedimentos estéticos dentais
- Lentes de contato dental – São estruturas de espessura mínima feitas de porcelana ou resina composta. Coladas na parte externa dos dentes, o objetivo é corrigir forma e cor dentária. A técnica é uma alternativa eficiente para dentes fraturados e manchados, assim como para correção de forma, tamanho e ângulos dos dentes. Além disso, é coadjuvante ao tratamento ortodôntico e nos casos de diastema (dentes separados). “Este procedimento é considerado seguro para quem está com a saúde bucal adequada, podendo ser realizado com o mínimo ou nenhum desgaste da estrutura dental”, descreve o especialista.
- Lentes de porcelana x resina – Quando considerado o material utilizado, as lentes de contato dental de porcelana apresentam mais vantagens, já que possuem maior durabilidade e conferem uma aparência mais natural aos dentes. Além disso, são mais resistentes a manchas em comparação às de resina composta.
- Lentes de contato têm prazo de validade – A durabilidade e a necessidade de substituição das lentes dentais podem variar com base em diversos fatores. Entre eles estão cuidados do paciente, qualidade dos materiais utilizados e a habilidade do profissional na instalação. Portanto, para prolongar a vida útil é necessário manter uma higiene oral adequada. Isso inclui escovação e uso de fio dental, visita regular ao cirurgião-dentista, evitar hábitos prejudiciais como roer as unhas, limitar a ingestão de alimentos pigmentados que possam manchar os dentes, como café e vinho, e evitar o tabagismo.
- Clareamento dental – É um procedimento indicado para pacientes que desejam clarear a cor dos dentes. Apesar de os resultados serem satisfatórios, algumas considerações são importantes para garantir um tratamento seguro e eficaz. “A adequação do meio bucal é fundamental. Portanto, é preciso – quando necessário – realizar tratamento para cárie e doença periodontal, assim como avaliar as restaurações existentes e os dentes com tratamento endodôntico realizado (canal). O tratamento não é recomendado para menores de 16 anos, gestantes e lactantes.
- Clareamento pode ser repetido – Em alguns casos, o clareamento não é capaz de alcançar o resultado pretendido, especialmente se os pacientes apresentam manchas profundas ou dentes naturalmente escurecidos. Embora possa proporcionar resultados satisfatórios, os resultados não são permanentes. Portanto, são necessárias consultas de manutenção, além de cuidados com a alimentação e o estilo de vida para preservar os resultados.
- Piercings orais/dentais – Apesar da procura, os piercings orais – que incluem acessórios colocados em língua, lábio, bochechas e dentes – podem ter impactos negativos na saúde bucal. Além de dificultar a higiene adequada de dentes e gengivas (favorecendo o acúmulo de placa e tártaro), propiciam o surgimento de cáries, gengivite e periodontite. O especialista alerta que o contato desses acessórios com as estruturas dentais pode causar desgaste ou abrasão do esmalte, resultando em sensibilidade dentária. Além disso, se mal adaptados podem causar mau hálito, interferir na oclusão dos dentes e trazer problemas funcionais e desconforto ao mastigar.
- Implante dental – O procedimento é indicado para indivíduos que sofreram perda dentária e não apresentam comorbidades que possam interferir no processo de osseointegração. Ou seja, um processo natural do organismo semelhante à cicatrização, que pode levar de quatro a seis meses para ocorrer. De acordo com o dentista, o implante dental oferece maior estabilidade para as próteses na cavidade oral em comparação com as técnicas convencionais. “Isso ocorre porque as próteses são apoiadas ou parafusadas nos implantes, ao contrário de outros modelos que se apoiam na mucosa ou nos dentes, por exemplo”, avalia. Além disso, os implantes proporcionam benefícios como melhor estética, durabilidade, conforto e facilidade de higienização.