As leguminosas são um grupo de alimentos altamente nutritivos e versáteis, pertencentes à família Fabaceae. Dentro desta categoria é possível incluir feijões, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas e soja. As leguminosas também são uma excelente fonte de proteínas vegetais, tornando-se essenciais para dietas vegetarianas e veganas. Além disso, são plantas cultivadas e consumidas em todo o mundo, desempenhando um papel fundamental na alimentação humana e na sustentabilidade agrícola.
De acordo com a nutricionista Marcia Rodrigues, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Osasco, as leguminosas são fonte de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. Desta forma, são fundamentais para a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. “Além de serem alimentos extremamente nutritivos, as leguminosas possuem baixo custo e são uma opção sustentável”, explica. Afinal, demandam menos recursos naturais em sua produção em comparação a outras fontes de proteínas, como a carne.
Saúde global
O consumo regular de leguminosas pode melhorar a saúde intestinal, controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue e até auxiliar na perda de peso. Por serem ricas em fibras, também aumentam a saciedade e ajudam na saúde da microbiota intestinal. Em resumo, as leguminosas são ideais tanto para quem busca uma alimentação equilibrada quanto para quem segue dietas específicas, como vegetarianas ou veganas.
Para garantir os benefícios, a nutricionista recomenda incluir pelo menos uma porção de leguminosas nas refeições diárias. “Uma boa dica é variar as preparações, como saladas com grão-de-bico, sopas de lentilha ou feijão na forma de pastas e purês, que podem agradar diferentes paladares”, pontua.
Tradicionais
Leguminosas são consumidas em todo mundo, embora cada cultura tenha suas preferências tradicionais incorporadas a pratos típicos. No Brasil, por exemplo, o feijão com arroz é um dos pilares da alimentação. No Oriente Médio, o grão-de-bico é base do homus e do falafel. Já na Índia, as lentilhas são protagonistas de sopas e ensopados como o dal. A soja, por sua vez, é utilizada para produzir tofu, leite de soja e outros produtos derivados em várias partes do mundo, mas é usada especialmente na Ásia.