Logo Yakult 90 anos - Site
Contrações musculares involuntárias

• Saúde

Câimbras podem indicar problemas circulatórios

Escrito por: Fernanda Ortiz

As câimbras são descritas como contrações musculares involuntárias que atingem principalmente as panturrilhas. Entretanto, também podem afetar em menor intensidade pés, mãos, abdômen e coxas. Muito dolorosas, as câimbras causam um estiramento no músculo que chega a ficar arqueado de forma não natural. Apesar de relacionadas ao esforço físico intenso, má alimentação, desidratação ou uso de medicamentos diuréticos, essa manifestação pode ser um indicativo de problemas circulatórios. Por ocorrer de maneira ocasional, cuidados simples como boa hidratação, exercícios de alongamento e a adoção de uma dieta equilibrada podem prevenir tais episódios.

De acordo com o cirurgião vascular Akash Prakasan, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), a má circulação sanguínea pode aumentar o risco de câimbras. “Quando ocorrem obstruções arteriais, o fluxo de sangue para os músculos é insuficiente fazendo com que esses tecidos recebam menos oxigênio e nutrientes. Essa obstrução pode desencadear câimbras muito dolorosas”, descreve.

O médico relata que as câimbras noturnas, por exemplo, são um relato comum em portadores de varizes. Isso ocorre pois, nas veias varicosas, as válvulas não funcionam adequadamente, permitindo que o sangue reflua. Isso resulta em acúmulo de sangue com pouco oxigênio e rico em toxinas nas veias das pernas.

Fatores de risco

Entre os fatores que podem agravar a incidência de câimbras estão os desequilíbrios eletrolíticos decorrentes de hidratação inadequada ou alimentação insuficiente. “A deficiência de nutrientes como sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio, somada ao uso de diuréticos, aparece como um fator importante para o surgimento e agravamento desses episódios”, observa o médico.

Além disso, temperaturas elevadas e viagens prolongadas também são fatores de risco importantes. Isso ocorre porque o calor intensifica a perda de líquidos e eletrólitos por meio do suor, enquanto a imobilidade por longos períodos dificulta o retorno venoso. Assim, ambas as situações contribuem para o surgimento de contrações involuntárias.

Em boa parte dos casos, a câimbra é uma condição inofensiva que pode ser aliviada com cuidados simples, como alongamentos e a ingestão de líquidos.  Entretanto, quando vem acompanhadas de fraqueza muscular ou se ocorrem com maior frequência, principalmente durante o repouso, podem indicar outros problemas de saúde.

Nestes casos, o especialista aconselha buscar ajuda médica para verificar se existem outros fatores associados. Entre os exames estão os laboratoriais, para verificar os níveis de eletrólitos, vitaminas e minerais; ultrassonografia para analisar a circulação sanguínea e possíveis problemas musculares; e ressonância magnética, caso haja suspeita de lesões ou compressões dos nervos.

Prevenção

Ainda que as câimbras não tenham cura, o cirurgião vascular Akash Prakasan destaca alguns cuidados simples que podem prevenir a repetição das crises.

  • Alongamento: Antes e após a prática de atividades físicas, faça exercícios de alongamento dinâmico (como flexionar e estender os pés e pernas), que ajudam a mobilizar as articulações e melhorar a circulação. Se ainda assim ocorrer uma câimbra, massageie a musculatura pois o aumento do calor ativa a circulação.
  • Atividade física: O papel do exercício físico vai além do fortalecimento muscular. Isso ocorre pois, ao melhorar a capacidade de absorção de oxigênio e o aproveitamento de nutrientes pelos tecidos musculares, melhora a circulação sanguínea e reduz a incidência de câimbras. Entretanto, cuidado com o excesso e a intensidade dos exercícios, pois podem causar aumento de ácido lático, fadiga muscular e falta de minerais e oxigênio no músculo, que foram consumidos durante o exercício.
  • Corpo ativo: Durante longas viagens de ônibus ou avião, por exemplo, levante a cada duas horas para fazer uma caminhada. Em viagens de carro, faça paradas frequentes para alongar as pernas.
  • Hidratação: Beba água regularmente, pois, quando bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.
  • Use roupas confortáveis:Durante longas viagens opte por peças que não apertem a circulação, como calças largas e, se necessário, meias elásticas.
  • Cuidado com os excessos:Moderar o consumo de álcool e cafeína é fundamental para evitar casos de desidratação.
  • Dieta equilibrada: Incluir no cardápio alimentos ricos em sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio ajuda a prevenir câimbras. Além disso, itens como sementes (linhaça, girassol), cereais integrais (aveia) e frutas (abacate, banana) são boas opções para suprir deficiências nutricionais.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Saúde