Logo Yakult 90 anos - Site
Excesso de pele das pálpebras

• Conteúdos Semanais | Espaço Aberto

Blefaroplastia alia estética e conforto visual

Escrito por: Fernanda Ortiz

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o aspecto enrugado ou caído ao redor dos olhos. Através da remoção do excesso de pele das pálpebras superiores e/ou inferiores, a intervenção atende ao desejo estético de rejuvenescer a região dos olhos. Além disso, pode beneficiar pacientes que buscam maior conforto visual, uma vez que o peso das pálpebras pode dificultar o ato de enxergar. Atualmente, a alta demanda pela blefaroplastia reflete a preocupação não apenas com a aparência, mas com a qualidade de vida.

De acordo com o cirurgião plástico Carlos Alberto Borges, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o passar dos anos o tecido cutâneo passa por processos naturais de envelhecimento. Com isso, é comum o surgimento de flacidez, marcas ou rugas no rosto e, principalmente, ao redor dos olhos. “Tais fatores contribuem para a redução da elasticidade do tecido das pálpebras e para o aumento da flacidez no local, apresentando aspecto de cansaço e de envelhecimento”, explica. Além de impactar a estética facial, esse excesso de pele pode interferir no campo de visão causando desconforto e, em casos mais graves, dificuldade para enxergar.

Embora a motivação estética seja o principal fator para realizar a blefaroplastia, o impacto funcional do procedimento tem ganhado destaque. A partir da remoção do excesso de pele das pálpebras, muitos pacientes relatam melhorias na sensação de peso na região, campo de visão ampliado e até mesmo redução da fadiga ocular ao final do dia. “É uma cirurgia que alia beleza e saúde. O paciente não apenas se sente mais jovem e confiante, como percebe uma significativa melhora no conforto visual”, ressalta o especialista.

Indicações

A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres que apresentam sinais de envelhecimento na região dos olhos. Entre os sinais estão flacidez que cria dobras e peso, bolsas de gordura (xantelasmas) ao redor dos olhos, queda do contorno palpebral inferior que compromete a aparência ou a funcionalidade das pálpebras e ptose palpebral – que é a queda da pálpebra ocasionada por alterações musculares ou      inervações.

“O procedimento para remoção do excesso de pele das pálpebras é realizado por cirurgião plástico – ou oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. O procedimento é preferencialmente realizado em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação. A cirurgia é simples e rápida, com duração média de uma hora”, explica o especialista. A indicação para a blefaroplastia deve ser avaliada de forma individualizada. O médico vai levar em conta as características anatômicas e os objetivos do paciente para, assim, garantir um resultado natural e harmônico.

Recuperação

Após a cirurgia, é fundamental seguir as orientações médicas para uma recuperação tranquila e segura. Entre os cuidados estão o uso de compressas frias para reduzir o inchaço, evitar esforços físicos e proteger a região dos olhos contra a exposição solar. Em geral, os resultados definitivos podem ser observados após algumas semanas, quando o edema diminui por completo. “Quando realizada com técnicas seguras e profissionais qualificados, a blefaroplastia melhora a qualidade de vida dos pacientes tanto do ponto de vista funcional quanto emocional em relação à autoestima”, conclui.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais