De forma global, o inverno é um período típico para infecções do trato respiratório superior (URTI, na sigla em inglês) em todas as regiões do planeta. Essas condições afetam a população geral, mas, em especial, coloca em risco crianças e idosos. Embora muitos estudos mostrem que medidas como uso de máscaras faciais e higiene das mãos têm algum grau de efeito preventivo, os cientistas buscam outras formas de prevenção. Assim, pesquisadores japoneses resolveram avaliar a capacidade da cepa probiótica Lactobacillus casei Shirota (LcS) nas infecções do trato respiratório superior em idosos.
O estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado por grupos paralelos e controlado por placebo reuniu 154 idosos moradores em quatro instalações para idosos em Tóquio. “Utilizamos leites fermentados contendo LcS e bebidas placebo como bebidas teste”, explicam. O leite fermentado consistia em 80mL de uma bebida contendo LcS, xarope de milho com alto teor de frutose, açúcar, leite em pó desnatado e aromatizante. Enquanto isso, a bebida placebo continha os mesmos componentes do leite fermentado com LcS, excluindo a cepa probiótica.
“O recipiente, a aparência externa, o sabor e outros componentes da bebida placebo eram indistinguíveis do leite fermentado contendo LcS”, detalham. Além disso, a bebida placebo e o leite fermentado contendo LcS continham o mesmo conteúdo nutricional, com 62 kcal de energia, 1,0g de proteína, 0,1g de gordura, 14,4g de carboidratos e 15 mg de sódio. “Nenhuma vitamina ou mineral foi adicionado às bebidas de teste”, informam os cientistas.
Resultados
O número de pessoas diagnosticadas com URTI aguda foi quase idêntico em ambos os grupos (LcS: 31, placebo: 32), enquanto o número de eventos agudos de URTI foi de 68 no grupo LcS e 51 no grupo placebo. O escore de sintomas foi maior no grupo LcS. “Comparando a duração média da infecção por evento, encontrou-se uma duração média mais curta no grupo LcS e a diferença foi estatisticamente significativa”, relatam os autores.
Com esses resultados, os cientistas sugerem que o leite fermentado contendo LcS provavelmente reduz a duração das URTI aguda em idosos. O artigo ‘Decreased duration of acute upper respiratory tract infections with daily intake of fermented milk: A multicenter, double-blinded, randomized comparative study in users of day care facilities for the elderly population’ foi publicado em 2013 no American Journal of Infection Control.