Logo Yakult 90 anos - Site
Conexões verdadeiras na vida adulta

• Vida Saudável

A importância de cultivar amizades na vida adulta

Escrito por: Fernanda Ortiz

Criar laços de amizade durante a infância e adolescência é uma tarefa relativamente simples. Entretanto, na medida em que os anos passam e novas responsabilidades se acumulam, fazer novos amigos pode ser desafiador. Apesar dos obstáculos, ter conexões verdadeiras na vida adulta é essencial para evitar a solidão e melhorar o bem-estar e a saúde emocional.

De acordo com a psicóloga Ana Paula Ribeiro Hirakawa, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), em São Paulo, há inúmeros fatores que dificultam o fortalecimento das amizades na fase adulta. “Diferentemente da infância, as amizades tendem a ser mais seletivas e baseadas em valores e interesses compartilhados, o que pode ser considerado um desafio”, observa. Além disso, as responsabilidades e compromissos como trabalho, família e relações amorosas passam a ser prioridade, o que deixa menos tempo e energia para investir em novas amizades.

Além disso, outros fatores como, por exemplo, preferência por comunicação pelas redes sociais, superficialidade nas conversas e até mesmo traumas e experiências negativas podem influenciar a capacidade de estabelecer confiança e criar conexões. “Entretanto, contornar esses motivos pode significar uma mudança na qualidade de vida, uma vez que ter interações significativas possibilita compartilhar experiências e emoções, evitar a solidão e melhorar o bem-estar e a saúde emocional”, assegura a especialista.

Construindo novos laços

Fazer novos amigos exige dedicação. Participar de atividades que despertem o interesse pessoal e permitam encontrar pessoas com afinidades similares pode ser um excelente ponto de partida. Entre as ações que podem facilitar esse processo, a psicóloga sugere entrar em grupos ou clubes, participar de atividades esportivas, se oferecer como voluntário em causas sociais e comparecer a eventos sociais e de trabalho. “Manter-se acessível e ter uma escuta ativa e empática durante as conversas é fundamental”, avalia.
A presença de amigos possui um impacto significativo e incontestável no dia a dia. “A amizade tem o poder de proporcionar suporte emocional, intensificar a sensação de pertencimento e reduzir o estresse. Além disso, oferece um ambiente seguro para a expressão de sentimentos, validação e apoio, auxiliando a regulação emocional e o fortalecimento da autoestima”, conclui a psicóloga. Entretanto, é preciso ressaltar que a amizade, acima de tudo, é uma via de mão dupla que exige dedicação de ambas as partes para que seja verdadeira e duradoura.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Vida Saudável