Logo Yakult 90 anos - Site
Saúde física e mental

• Conteúdos Semanais | Vida Saudável

Os benefícios da caminhada diária

Escrito por: Elessandra Asevedo

Nas grandes cidades, o carro faz parte da rotina e acaba sendo utilizado para percorrer curtas distâncias. Mas esse hábito precisa ser repensado, uma vez que pequenos percursos diários, quando feitos a pé, podem ser grandes aliados do bem-estar. Afinal, a caminhada traz importantes benefícios para saúde física e mental, seja como atividade física ou apenas como meio de locomoção.

A médica de família Paula Rocha, da rede Meu Doutor Novamed, explica que a caminhada é uma forma simples e muito eficaz de combater o sedentarismo. “Caminhar pode reduzir o risco de morte e de desenvolver mais de 40 doenças, como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer”, explica. Além dos benefícios físicos, caminhar também melhora a saúde mental, reduzindo ansiedade e sintomas da depressão, e aumentando o bem-estar e a disposição.

Escutar música enquanto pratica a atividade, além de prazeroso, pode garantir um estímulo adicional e melhorar o desempenho e a intensidade da caminhada. A paisagem também pode contribuir positivamente, ajudando na prática de atenção plena. “É aconselhável limitar o uso do celular durante o movimento. Além do risco de acidente, caminhar mexendo no celular pode prejudicar a postura e a movimentação do braço”, acrescenta a médica.

De acordo com a médica, as pequenas caminhadas feitas enquanto são realizados os afazeres diários também são importantes porque melhoram o condicionamento físico e trazem benefícios para a saúde mental. “Cada pessoa pode caminhar sozinha ou com companhia, pois o importante é se movimentar”, pontua. Os colegas de trabalho também podem ser uma boa companhia para aumentar a atividade física no deslocamento ativo, no próprio trabalho ou no tempo livre.

Não fique parado!

De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), há um tempo e uma intensidade mínimos adequados para garantir todos os benefícios da atividade física. No entanto, esses critérios variam conforme a idade. Para crianças e jovens de 6 a 17 anos, por exemplo, a recomendação é de pelo menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada, ou seja, em que a pessoa consiga conversar, mas, com alguma dificuldade.

Já para adultos a partir de 18 anos, a recomendação é de no mínimo 150 minutos semanais, que podem ser divididos em pequenos blocos ou concentrados em períodos maiores. O melhor horário para caminhar é aquele que se encaixa na rotina. Afinal, caminhar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, embora alguns estudos indiquem que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. “É uma atividade que praticamente não tem contraindicação. Pelo contrário, ter um dia a dia fisicamente ativo é muito mais seguro do que ser sedentário”, enfatiza a médica.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais