Logo Yakult 90 anos - Site
Corrida com exercícios funcionais

• Conteúdos Semanais | Vida Saudável

Hyrox é nova febre nas academias

Escrito por: Fernanda Ortiz

O hyrox é uma modalidade esportiva que combina corrida com exercícios funcionais. Criado em 2017 na Alemanha como uma ‘corrida fitness’, o esporte foi inicialmente concebido como uma competição, mas acabou sendo incorporado ao cotidiano das academias. A prática consiste em uma corrida de 8km, intercalada a cada 1km com oito estações de exercícios de baixa complexidade. Entre os exercícios estão burpees (exercícios de alta intensidade) com salto, remo ergométrico e arremessos de bola ao alvo. Com a promessa de benefícios para a saúde física e o bem-estar, a modalidade demanda cuidados para que seja realizada de forma segura e eficiente.

Diferentemente do crossfit, o hyrox é focado na resistência aeróbica e não utiliza cargas elevadas ou levantamento de pesos. De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Alberto de Castro Pochini e  diretor da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), ainda que seja uma alternativa mais inclusiva para diferentes níveis de condicionamento e menos propensa a causar lesões, ninguém está isento de se machucar. “É preciso ter cuidado, especialmente iniciantes ou quem não está acostumado a esse tipo de esforço”, relata.

Para evitar problemas musculares ou articulares, um dos primeiros passos para quem deseja iniciar essa atividade física é buscar uma orientação adequada. “Iniciar os treinos sem acompanhamento pode levar à execução incorreta dos movimentos, aumentando o risco para lesões, como distensões musculares, fraturas por estresse e sobrecargas articulares”, alerta o médico, que é professor adjunto e chefe da Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Além disso, um educador físico com conhecimento da modalidade pode ajudar a planejar a progressão dos treinos. Desta forma, o corpo poderá se adaptar gradualmente à intensidade das atividades como corrida e exercícios, evitando o risco de sobrecargas.

Benefícios

De acordo com o médico, o hyrox oferece diversas vantagens e benefícios para seus praticantes. Além de ser uma modalidade acessível e adaptável para diferentes níveis de condicionamento físico, permite um treino completo. “O hyrox trabalha todo o corpo, melhorando resistência cardiovascular, força muscular e condicionamento físico em geral”, destaca o médico. Ademais, contribui para o desenvolvimento mental, pois trabalha foco, disciplina e resiliência, e ainda melhora a qualidade do sono. A prática também diminui o estresse e cria vínculos interpessoais, promovendo um ambiente amigável de competição, superação e descontração.

Cuidados

Por combinar corrida com exercícios funcionais, a modalidade exige muito do sistema cardiovascular e muscular. Por isso, demanda uma recuperação adequada. “Períodos de descanso são necessários para permitir a regeneração dos tecidos e evitar o overtraining, ou seja, a perda de rendimento por causa do exagero nos treinos que pode resultar em fadiga crônica e aumento do risco de lesões”, destaca o médico. Portanto, antes de iniciar a prática é recomendável realizar uma avaliação médica para identificar possíveis limitações ou condições de saúde que exijam atenção. Afinal, problemas cardíacos, articulares ou musculares podem ser agravados pela alta intensidade dos exercícios.

Para atletas regulares, check-ups periódicos são igualmente importantes para monitorar o impacto da atividade no corpo ou ajustar a rotina de treinos. O especialista acrescenta, ainda, que o aquecimento e o alongamento também não podem ser negligenciados. “Dedicar de 5 a 10 minutos a exercícios de aquecimento dinâmico, como polichinelos ou corrida leve, prepara o corpo para a atividade”, comenta. Isso porque esses exercícios aumentam a circulação sanguínea e a temperatura muscular. Após o treino, alongamentos leves ajudam a melhorar a flexibilidade e a reduzir a tensão muscular, prevenindo dores e lesões.

A postura correta durante a execução dos exercícios é outro fator que merece atenção. Além da corrida, movimentos como burpees, arremessos de bola ao alvo e remo ergométrico exigem técnica adequada para evitar sobrecargas nas articulações e na coluna. De acordo com o especialista, manter o alinhamento corporal e evitar curvas excessivas nas costas são detalhes que fazem toda a diferença na prevenção de lesões. “Escutar o corpo é uma prática que deve ser levada a sério. Dores persistentes, inchaços ou desconfortos que não desaparecem após o descanso podem ser sinais de que algum exercício não está sendo feito corretamente”, alerta. Portanto, ter sempre a orientação de profissionais capacitados para garantir melhor execução dessa prática esportiva é a melhor opção.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais