Descritas como contrações musculares rápidas e involuntárias, as câimbras costumam ser muito dolorosas. Apesar de poder atingir qualquer músculo, inclusive o abdome, geralmente essa condição afeta os membros inferiores, como panturrilha e pés. Com causas variadas, podem ocorrer por um desequilíbrio de sais minerais, excesso de atividade física, desidratação, má circulação, gravidez e uso de determinados medicamentos, por exemplo. Apesar de o incômodo ser passageiro na maioria dos casos, quando recorrente a câimbra pode estar relacionada a problemas vasculares subjacentes, que impactam negativamente a qualidade de vida.
As câimbras costumam ser muito dolorosas, esporádicas, súbitas e duram menos de 10 minutos. Por provocarem uma dor rápida e paralisante, deixam o músculo afetado tenso e saliente. De acordo com a médica cirurgiã vascular Carol Mardegan, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), quando frequentes podem ser um alerta para a saúde vascular. “Câimbras musculares de repetição podem indicar problemas como insuficiência arterial ou doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), causada pelo entupimento das artérias da perna que impede a passagem sanguínea pelo membro”, descreve. Portanto, a persistência das ocorrências merece atenção, pois podem indicar condições mais sérias que precisam de intervenção médica.
A especialista acrescenta que a avaliação de um médico vascular é determinante para entender os fatores que levam à ocorrência de câimbras. “Se o paciente já vem sofrendo há algum tempo com dores na panturrilha que pioram quando caminha ou faz exercícios, pode ser um indicativo que sua circulação esteja alterada”, observa. Através de exame clínico e testes de diagnóstico vascular, será possível identificar e tratar quaisquer condições associadas, evitando complicações. Além disso, o médico vascular poderá auxiliar o paciente a implementar técnicas que atuem no controle da dor e na rápida recuperação da funcionalidade do músculo afetado.
Como evitar a ocorrência de câimbras
- Mantenha um estilo de vida saudável – Praticar atividades físicas regularmente, adotar uma dieta balanceada e evitar o tabagismo podem ajudar a promover a saúde vascular.
- Hidratação é fundamental – Mantenha sempre um estado de hidratação adequado. As necessidades de líquidos não são iguais para todas as pessoas e variam com idade, sexo, nível de atividade física, temperatura, umidade, alimentos ingeridos e outros fatores.
- Evite permanecer na mesma posição – Fazer pausas periodicamente, andar um pouco e alongar os músculos é importante, já que permanecer muito tempo na mesma opção aumenta as chances de câimbras.
- Fortalecimento muscular – Incluir exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular na rotina pode ajudar a prevenir e reduzir a ocorrência de câimbras.
- Utilize técnicas para alívio da tensão e da dor – Se a câimbra ocorrer em movimento, pare por um momento, faça massagens firmes com movimentos circulares ou aplique calor no músculo atingido, pois isso favorece o relaxamento.